SEQUÊNCIA DIDÁTICA
TEMA: FESTAS JUNINAS
EIXO TEMÁTICO:
MODALIDADE: FUNDAMENTAL
I DURAÇÃO: 5 DIAS
INTRODUÇÃO: A Festa Junina é uma excelente oportunidade
de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo
linguístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados
diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e
outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições,
portanto este projeto integrará a comunidade escolar.
OBJETIVO GERAL: proporcionar aos alunos a exploração das
datas comemorativas, ajudando assim a criança a conhecer a um pouco mais sobre
a cultura do Brasil e identificar seus costumes e tradições.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü Conhecer a origem e as características das festas
juninas
ü Identificar as características da zona urbana e
da zona rural.
ü Valorizar o trabalhador rural.
ü Desenvolver a linguagem oral e escrita
ü Ampliar o vocabulário
ü Estimular a criatividade e imaginação
através de atividades relacionadas ao tema
ü Trabalhar a expressão oral e corporal;
ü Desenvolver o raciocínio lógico;
CONTEÚDOS:
ü LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura, produção textual,
ortografia.
ü MATEMÁTICA: Resolução de problemas, tabelas e
gráficos.
ü CIÊNCIAS/HISTÓRIA/GEOGRAFIA: Origem das festas
juninas, a cultura do milho, alimentação ( comidas típicas), meio ambiente.
ü CIDADANIA: Valores morais nas festividades,
perigos de fogos e bebidas.
ü ARTE: Ornamentação, colagens, pinturas,
dobraduras.
ü EDUCAÇÃO FÍSICA: jogos e brincadeiras
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
1ª AULA
ü Levantamento de conhecimento prévio
ü Leitura de textos informativos sobre a origem das
festas juninas
ü Produção e interpretação de textos(poemas,
receitas, letras de música)
ü Resolução de problemas matemáticos
ü Ornamentação da sala, expor atividades
desenvolvidas.
2ª AULA
ü Textos informativos sobre a cultura do milho
ü Ortografia: ditado, cruzadinhas ou adivinhas
contextualizadas com o tema
ü Pesquisa de comidas típicas
3ª AULA
ü conversação sobre valores nas festividades,
perigos de bebidas e fogos de artifícios.
ü Confecção de tabelas e gráficos sobre
preferências de comidas típicas
4ª AULA
ü Canto de músicas juninas dramatizadas
ü Arte
CULMINÂNCIA:
ü Preparação do ambiente
ü Distribuição de lixeiras
ü Comida típica
ü Músicas e danças juninas
RECURSOS: Humanos, didáticos, áudio-visuais, sucatas
AVALIAÇÃO:Diagnóstica, formativa e observação diária dos
aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais.
OBS.: A sequência didática é apenas uma sugestão que pode
ser acrescentadas ou modificadas as atividades de acordo ao nível de
aprendizagem de sua turma
Sucesso!
Coordenação pedagógica
REFERÊNCIAS:
http://projetofestajuninaeproinfo.blogspot.com.br/2011/05/projeto-festa-junina.html
Livro Dia-a Dia do professor mês de junho
artesanatobrasil./como-organizar-uma-festa-junina-na-escola
parabéns pelas conexões interdisciplirares, adorei!
ResponderExcluirAdorei tudo.... obg pela a ajuda em nós fornecer essa informações
ResponderExcluirAtividades
ResponderExcluir